Dúvidas Frequentes ID Jovem

Perguntas e Respostas:

  • O que é o Cadastro Único para Programas sociais do Governo Federal?
    • Um instrumento de coleta de dados com o objetivo de identificar as famílias de baixa renda do País
  • Como se cadastrar ou atualizar os dados no cadastro único?
    • Procurar o setor responsável pelo cadastramento no seu município, geralmente na Prefeitura da sua cidade, ou o CRAS mais próximo de sua residência
  • O que é o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)?
    • Unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta dos serviços sócio-assistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.
  • O que é o número de identificação social (NIS)?
    • Código utilizado para identificar individualmente os usuários do CadÚnico
  • Quem não tem o NIS pode emitir a ID Jovem?
    • Não, apenas com o NIS é possível emitir a ID Jovem. Quem não possui o NIS e se enquadra nas regras para inscrição no CadÚnico, deverá dirigir-se ao CRAS ou à Prefeitura de sua cidade para realizar sua inscrição.
  • Só estudante pode emitir a Identidade Jovem?
    • Não, a ID Jovem é destinada ao jovem de baixa renda, independentemente de estar estudando.
  • O jovem terá algum custo para gerar a ID Jovem?
    • Não, a sua emissão é gratuita, tanto pelo aplicativo, quanto pelo site.
  • O cartão virtual id jovem tem validade?
    • Sim, ele tem validade de 180 dias após a sua emissão. Expirada sua validade, será necessário emitir novo cartão, quando serão verificados novamente os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem.
  • A ID Jovem vale para a compra de passagens interestaduais pela internet?
    • As empresas não são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens pela internet, mas devem concedê-lo quando as compras são feitas no guichê.
  • O que acontece quando as vagas reservadas aos jovens se esgotarem?
    • Quando as vagas gratuitas e com desconto estiverem esgotadas, os jovens só poderão comprar outros assentos disponíveis pagando o valor integral.
  • E se o benefício for recusado pela empresa?
    • O jovem poderá solicitar justificativa formal da recusa por escrito, que deve constar a data, hora, local e motivo da recusa. Em seguida, poderá realizar uma denúncia na ouvidoria da ANTT, pelo site da agência, ou pelo Disque 166.
  • Quando a base de dados da id jovem é atualizada?
    • Ela segue o calendário de atualização do CadÚnico, ocorrendo no 3ª final de semana do mês.
  • Ao tentar emitir meu cartão aparece a mensagem: "cadastro não localizado". o que fazer?
    • Primeiramente, o jovem deve verificar se atende as condições para ser beneficiário do Programa. Caso cumpra os requisitos, deve dirigir-se ao CRAS ou à Prefeitura de sua cidade para inscrever-se ou atualizar seus dados no CadÚnico. Após a inscrição ou atualização, aguardar a atualização da base de dados.
  • Ao tentar emitir meu cartão aparece a mensagem: "cadastro excluído". o que fazer?
    • Dirija-se ao CRAS ou à Prefeitura de sua cidade para atualização do CadÚnico. Após a inscrição ou atualização, aguardar a atualização da base de dados.
  • Ao tentar emitir meu cartão aparece a mensagem: "nome da mãe não confere". o que fazer?
    • Dirija-se ao CRAS ou à Prefeitura de sua cidade para atualização do CadÚnico. Após a inscrição ou atualização, aguardar a atualização da base de dados.
  • A empresa de ônibus pode limitar a aquisição de passagens com a id jovem somente para determinados dias da semana?